sexta-feira, 10 de junho de 2016

O Menino do Pijama Listrado


ATENÇÃO: CONTÉM SPOILER!

Uma obra de John Boyne.


Um livro que conta a história de Bruno, um garoto de 9 anos, pequeno, porém com pensamentos grandes.

Bruno mora em Berlim com sua família: a mãe, o pai e a irmã (mais conhecida como o Caso Perdido).
Bruno vivia feliz em Berlim, na sua casa de cinco andares (contando com o porão e o terraço!)… Você deve estar se perguntando porquê coloquei o verbo “viver” no passado… Pois bem, para grande decepção de Bruno e toda a sua família, exceto o pai, eles tiveram que mudar-se para Haja-Vista… E é aí que toda a história… Ops! Que a vida de Bruno muda!

Ah, você também deve estar se perguntando o porquê de “Pijama Listrado”, mas para descobrir você terá que mergulhar nessa linda e, também, chocante história.

[…] Uma narrativa que comoveu seus leitores… Uma história que ganhou espaço nas nossas telinhas.
Não diria que é uma história emocionante, mas sim chocante.
O que emociona é a inocência de duas crianças, onde cada uma delas começam à viver em “mundos” paralelos, e mesmo com toda a dificuldade encontram um modo de cultivarem a própria amizade.
Contudo, é chocante saber o quão maldoso o ser humano pode ser.
Conhecer momentos tão dolorosos ao ponto de vista de uma criança inocente é o modo mais fácil de nos surrar ao ponto de percebermos que o sofrimento é um só, independente da classe social, raça, e/ou cor, ou melhor dizendo: de nossas origens!

O Menino do Pijama Listrado nos mostra um pouco da realidade de hoje em dia.
Estamos criando nossas crianças para depois às soltarmos e deixá-las irem de encontro ao “forno da morte”.
Entretanto, o que às matam não é a inocência ou a falta dela. O que às matam somos nós que não sabemos educá-las, muito menos prepará-las para o que às espera à seguir. O que às matam é a realidade oculta. 
Devemos ensinar-lhes que o mundo não é perfeito, que a maldade existe em todos os lugares e que se nossa história for baseada em contos de fada até o lobo mal pode se tornar real.

Nenhum comentário: